segunda-feira, 25 de maio de 2009

o poder corrompe?




A chegada de Obama à presidência dos EUA representa uma excelente oportunidade para comprovar uma tese que há muito defendo (eu e uma data de gente, diga-se, não me estou aqui a armar aos cucos).

Vem de uma família modesta. Admite ter consumido álcool, marijuana e coca durante a adolescência. É de origem muçulmana. Tornou-se ateu. Tem Hussein no nome. É negro.

A sua eleição demonstrou que o povo americano, afinal, tem sangue a correr nas veias e não outra coisa esquisita qualquer. Elegeu um homem, não um fantoche com uma mão (ou várias) enfiada pelo rabo acima.

Agora podemos observar o percurso de Obama como Presidente, estar atentos às suas medidas e perceber uma coisa. Será que este homem, cujo rosto é sinónimo da palavra HOPE, se mantém firme nas suas promessas? Ou vai sucumbir às pressões externas e tornar-se uma marioneta como os seus antecessores?

Lembro-me de o ver, há anos atrás (na Oprah), a dizer que fazia questão de viajar sempre em vôos comerciais, para nunca se esquecer de como era estar do lado do povo. Quero saber se o Air Force One não lhe sobe à cabeça. Como fã deste homem e da humanidade.

2 comentários:

maria padrel disse...

Pois corrompe - o poder. Os desejados de hoje,serão os "corrompidos" de amanhã.A nossa utopiazinha individual é constantemente traída pela crua realidade.Não seja por isso que vamos desistir do sonho, lutar por ele. Obama , uma pedrinha na engrenagem, precisávamos de mais para rebentar com o sistema, construir e destruir o seguinte, cada vez mais perto do mundo justo.

Patrícia Rodrigues disse...

Por acaso lembro-me perfeitamente desse episódio da Oprah e da maneira como ela falava tão bem dele... Passados alguns anos, quando o vi como candidato à presidência, pensei se não estaria tudo pensado para o lançar. No entanto, mesmo que fosse algo calculado, de certo que este é muito melhor que o Bush... também não é muito difícil :s