sexta-feira, 25 de março de 2011

UNITED

"Se as eleições fossem hoje, o centro-direita leia-se PSD reuniria mais de metade das intenções de voto". Faz-me impressão a cambada de débeis mentais que constitui a nossa sociedade. As intenções de voto são determinadas por um único factor: o ódio que têm nesse momento contra o partido que governou anteriormente.

E assim continuaremos.

Fala-se numa grande união da Esquerda, e na minha opinião essa é a única hipótese para algum dia termos no poder um partido que não seja o PS ou o PSD. Só assim o número de votantes de Esquerda poderia ultrapassar o dos acéfalos responsáveis pela manutenção desta rotatividade.

Mas uma união entre partidos de Esquerda implica necessariamente que alguns princípios ganhem em relação a outros. Que nasça uma ideologia com opiniões, propostas e perspectivas variadas, daqui e dali. Qual seria o resultado desse casamento? Qual o peso de cada partido no novo "filhote"?

Estaria o PCP disposto a dissolver-se em algo um pouco diferente do "extremismo" da ideologia que o inspira (e que assusta a generalidade das pessoas)? Ou o BE e os Verdes, por exemplo, dispostos a aproximarem-se dessa mesma ideologia?

Parece-me que lhes falta a todos os intelectuais de Esquerda alguma humildade para que isto possa acontecer.

Desculpem o devaneio mas isto fez-me lembrar dois colegas de um Workshop que ando a fazer, na área do cinema. Tivemos a tarefa de escrever uma história, dois a dois, com base em personagens que nos foram distribuídas. Estes dois colegas são os únicos do Workshop que são mesmo licenciados na área de Cinema. E foram os únicos que não conseguiram trabalhar em conjunto: apresentaram duas histórias individuais, porque não conseguiram descer do seu pedestal de cineasta e aceitar misturar o seu génio cinematográfico um com o outro. O resultado de ambos foi lamentável, deixem que vos diga. As piores histórias da turma.

Serão os partidos de Esquerda capazes de descer do seu pedestal? De aceitar que as suas ideias não são sagradas nem estão escritas na pedra e que podem vir a ganhar muito com a intervenção de outras pessoas?  Seriam eles capazes de abdicar de certas opiniões para criar algo totalmente novo, bonito e, quem sabe, revolucionário (no sentido não assustador da palavra) para o nosso país? E de preferência não um monstro.

Duvido. Mas era muito fixe.

6 comentários:

André disse...

O caminho da união da esquerda é este. Infelizmente pelas razões que tu própria identificaste receio que nunca venha a acontecer, a esquerda tem o problema de se considerar integra de mais para uniões. É uma pena porque assim perdemos a oportunidade de mudar este mundo para algo melhor.

André disse...

O caminho da união da esquerda é este. Infelizmente pelas razões que tu própria identificaste receio que nunca venha a acontecer, a esquerda tem o problema de se considerar integra de mais para uniões. É uma pena porque assim perdemos a oportunidade de mudar este mundo para algo melhor.

jp disse...

Quem me dera!Que essa tua ideia fosse exequível. E de se unirem, de purgarem os próprios partidos por dentro, de afastarem os oportunistas e os mal intencionados, de porem a ética e o mérito à frente dos lobbies , de porem os interesses das pessoas, das mais desfavorecidas ,acima dos partidos, esquecerem os lugares em secretarias de estado, em parcerias, em ganhos e luvas , é que eles não querem ver que os filhos deles, e até os netos é que vão pagar a factura.

Anónimo disse...

Devo dizer que aprecio muito a intervenção cívica e política que tem vindo a desenvolver com a assiduidade dos seus posts.
Em relação a este último,lamento mas estou muito em desacordo.
1.A sociedade portuguesa não é constituída por débeis mentais,nem os intelectuais de esquerda são arrogantes.A rotatividade entre PS e PSD não é mantida por acéfalos.
O seu léxico é que me parece arrogante!

2.A união dos partidos ditos de esquerda,não me parece viável,nos termos que você pressupõe.
O PC jamais a abdicará da sua estrutura ideológica e do seu caminho político.O PCP é o mais saudável reduto residual europeu,da ideia do socialismo real.Mantém aceso o farol da utopia de uma sociedade comunista,desejável e possível,cujos modelos ensaiados só pereceram por culpa dos desvios dos dirigentes,e nunca do modelo.Não se vai dissolver em coisa nenhuma e muito menos aliar-se com esquerdistas,a quem também atribui a culpa da derrocada da URSS e satélites.A regra é de que antes quebrar do que torcer!
O BE é presentemente, um alegre e inconsciente caldeirão de oratória demagógica,de ideias desconexas,de arrivismos imaturos.Sabe que não será Governo e por isso e para isso,defende irrealidades,anda na venda da banha da cobra.Dito por alguém que foi,é e será sempre da esquerda não alinhada,é herético e terrível,mas não posso conciliar com o que me parece hipócrita.

2.Finalmente,gostava de lhe dizer que não sei a receita para se sair desta alhada,mas desconfio que não vamos lá com alianças partidárias.
Sei que do caos nasce a ordem,a história do mundo tem sido assim e continuará.
Acredito na capacidade das pessoas,dou o benefício da dúvida à malta nova,acho que são melhores porque tiverem coisa melhores,acho que se vão cansar de lamurias e agir.Brevemente vão arrumar a casa,convencer os actuais poderosos de que tudo é efémero e de que os cemitérios estão cheios de insubstituíveis.

BE SHARP AND COLD LIKE A BLADE

chinfrim disse...

Estamos de acordo em tudo menos em relação à "cambada de débeis mentais" que integra a nossa sociedade. Mantenho o que disse. Não acho normal que as pessoas votem consoante o ódio que têm ao partido actualmente no poder, e é isso que se tem vindo a verificar pela rotatividade PS/PSD. Há pessoas que votam no mesmo partido desde sempre e há pessoas que votam consoante as propostas que ouvem. E depois há as pessoas que acreditam que o PS e o PSD são os únicos partidos que existem e que quando um falha merece ser castigado, pondo o outro no poder. Se a rotatividade PS/PSD não é mantida por acéfalos, então é mantida por quem?

PS: O meu léxico não foi arrogante, eu sim, sou. Sou a maior! :D

meeg-el disse...

Era mesmo muito fixe! :)

O comentário vem atrasado, relativamente ao tema do post..., porque só ontem descobri com o teu blog