segunda-feira, 4 de junho de 2012

o que faz uma boa pessoa?

Em fases difíceis, como a que o nosso país atravessa, é especialmente comum ouvirmos o discurso da impotência. O "não adianta fazer nada" serve para desresponsabilizar aqueles que o usam e justificar que se demitam de qualquer papel interventivo na sociedade. Mas conforme li hoje aqui, é importante focarmo-nos no que realmente podemos fazer. Porque podemos fazer qualquer coisa: o truque é não querer dar um passo maior que a perna e perder logo o ânimo, mas começar pelas coisas pequenas, como por exemplo, começar por tentar ser uma melhor pessoa.

E isto não é tão simples como parece. Ser uma boa pessoa é tarefa complicada, principalmente se não nos rodearmos dos exemplos certos... é fácil dar umas escorregadelas de vez em quando. Mas estive a pensar no que podia fazer para me manter no caminho certo e, resumindo, trata-se de:
  • manter o respeito pelos outros e pela Natureza
  • dizer a Verdade
  • ajudar, sempre que nos for possível
  • ter uma visão otimista da realidade e tentar ver o outro lado em questões que nos pareçam negativas à partida
  • evitar conversas, ambientes e pessoas "pesadas", que gostem da intriga e da discórdia
  • distinguir os verdadeiros amigos daqueles que só precisam de alguma coisa
  • apreciar a nossa Vida e não fazer comparações com a dos outros
  • ter respeito e amor por nós próprios, pelas nossas particularidades
  • manter um conjunto de princípios éticos no trato com os outros
  • cultivar a nossa individualidade e partilhar com os outros aquilo que nos pareça de valor (daí este post).
Parece-me que se toda a gente, individualmente, fizesse a sua listinha de como podiam ser "boas pessoas", o mundo mudaria automaticamente para melhor, não? Talvez não esteja na nossa natureza sermos "bons" (acredito mesmo que não esteja), mas fazer esse esforço traria os seus frutos.

Numa nota mais pessoal, ando a passar por uma fase de misantropia terrível, provocada por várias desilusões com "amigas". Mas em vez de duvidar do mundo e de odiar o mundo, realmente o melhor é começar a emanar luz e rodear-me de luz. E vocês, o que poderiam fazer para tornar-se mais luminosos? Pensem nisso.

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo exceto, quando dizes que não está na nossa natureza sermos bons...
Porque motivo não seria natural?
O que acho que está na nossa natureza é a auto-proteção... que às vezes nos pode fazer ser menos "bons". Isto a meu ver.

Tento ser sempre "bom" especialmente com "os outros", mesmo por vezes à custa de ser tomado por parvo...
Mais tarde o mais cedo, o universo coloca as coisas no seu sítio.

N.N.

Pequeno Cachalote disse...

Optimismo, optimismo optimismo! Sempre!!!! Mandar as pessoas mesquinhas e que só sabem dar palpites para o lixo!
Viver de bem com nós mesmos!
Sem dúvida, é o que precisamos! :)

chinfrim disse...

Hmm eu penso que se o Homem fosse naturalmente bom não haveria tanta ganância, guerra, ou desigualdade na Terra, haveria mais paz e partilha. Nem haveria tanta corrupção nos governos (desde sempre) nem sede de poder. A esmagadora maioria dos governantes da História fez o possível por viver bem, e sempre acima daqueles que governava. Para mim este é um forte indicador de que o Homem põe os seus interesses à frente dos do próximo, logo, não é por natureza "bom".

chinfrim disse...

É uma boa filosofia, cachalotezinho! :D

Anónimo disse...

Mas não pode ser "bom" por natureza e tornar-se "mau" devido às circunstâncias?


N.N.

chinfrim disse...

Sim, mas as circunstâncias são criadas pelo Homem. Logo, a raiz do mal acaba por ser difícil de encontrar... Um homem pode nascer naturalmente "bom", mas se é corrompido pela maldade (de outro homem), acabo por chegar à mesma conclusão: de que o Homem (em geral) é por natureza "mau"... Se as circunstâncias não foram criadas pelo Homem mas pela Natureza, a mesma coisa: se o Homem fosse naturalmente Bom, não ficaria mau quando confrontado com elas. Ai que confusão.. espero ter-me feito entender.

Anónimo disse...

Fizeste sim! :)

Se tiveres tempo...
http://www.ted.com/talks/frans_de_waal_do_animals_have_morals.html

N.N.

Veronique disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
chinfrim disse...

Está mesmo muito giro, obrigada por partilhares :)

Anónimo disse...

Se o Homem é naturalmente bom ou mau não sei. A filosofia vem-se ocupando desta questão há séculos e a discussão continua em aberto.
No que estamos de acordo é que é obrigação dos indivíduos tentarem continuamente ser melhores, para si e para os outros. Neste contexto, acredito que para me realizar socialmente, enquanto elemento do todo, tenho que me realizar individualmente. Portanto, fazer uma lista pessoal da "boa pessoa" parece-me adequado.

Jolly good fellow

jp disse...

Alguns esquecem-se de ser bons , sobretudo se já foram maltratados.

Convém não esquecer a lista,que ela não seja muito extensa é capaz de ser a melhor estratégia...

Susana Martins disse...

Engraçado, este texto fez-me lembrar de um caso de uma senhora que sempre foi ruim a vida toda, e no percurso da velhice foi-lhe diagnosticada a doença de Alzheimer. Em fase de agudização e manifestação da doença, continua uma pessoa má, com comportamentos característicos da sua personalidade ruim. Interessante...