quarta-feira, 28 de novembro de 2012

(des)ligar o cérebro

Achei esta entrevista muito interessante. Trata os efeitos da Internet no nosso cérebro, nomeadamente a forma como esta tecnologia veio influenciar a nossa capacidade de atenção, concentração, de aprendizagem e a nossa memória. 

Segundo o entrevistado, a Internet é responsável por uma mudança de paradigma: leva-nos a distrações constantes, torna difícil a concentração profunda numa tarefa, sendo ela frequentemente interrompida por informação vinda de todos os lados (conversas ou atualizações em redes sociais, links para outros sites, etc). O tempo passado em frente ao computador é muito diferente daquele que antes passávamos a ler um livro, a pintar, a tocar um instrumento ou mesmo a ver um filme - diferente pela quantidade de interrupções que suscita, mesmo durante tarefas criativas. Ora, o ser humano treina-se e otimiza-se sempre no sentido do estilo de vida que tem, logo, é natural que as gerações futuras (e mesmo a minha já o começa a fazer) organizem a sua maneira de pensar e estar de forma diferente, tornando-se o mais eficientes possível neste novo paradigma.

O autor interroga-se sobre os efeitos nefastos que tal mudança pode ter sobre nós. O que poderá acontecer se, de repente, começarmos a contar com a Internet como fonte de informação fácil e imediata, dispensando o nosso próprio cérebro da sua função de reservatório de informação e de conhecimento? Na sua opinião, podemos mesmo perder a capacidade de fazer análises profundas da realidade, por nos faltarem memórias e conhecimentos (já que contamos com eles num reservatório que nos é exterior).

Isto é preocupante, mas deixou-me a pensar na outra possibilidade. É certo que estamos em constante mutação e esta parece-me uma evolução significativa, mas em que sentido irá ela? O que faremos nós quando de repente não tivermos de nos lembrar de nada? Tornar-nos-emos seres estúpidos? Dependentes de estímulos vindos de um ecrã? E se acontecesse exatamente o inverso? Na verdade, a tendência do ser humano é a de evoluir, não de estagnar nem de andar para trás. E se abríssemos então a nossa mente para novas experiências (sei lá, quase de ficção científica) que agora nos parecem totalmente impossíveis, como a comunicação telepática, a cura de doenças pelo poder da sugestão, e outras coisas que ainda nem me passam pela cabeça?

Como o próprio admitiu, inicialmente diabolizou a Wikipedia e agora já acha que estava enganado. E fez uma analogia entre a Internet e invenções simples como o relógio mecânico e os mapas (que vieram alterar a forma como concebíamos o Espaço e Tempo, mas não para pior). Por tudo isto eu pergunto-me: poderá a Internet dar-nos disponibilidade mental para abrir portas a uma realidade totalmente nova, desconhecida e... positiva para todos nós?


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

só não vê quem não quer

Umas palavras relativamente à greve de dia 14, em especial aos confrontos com a polícia em frente à Assembleia da República. Estes foram os factos que apurei, através de jornais e dos relatos de pessoas em quem confio e que presenciaram os acontecimentos:

  • estiveram presentes aproximadamente 5 mil manifestantes em frente à AR
  • houve um grupo de cerca de 40 pessoas que atacou e insultou as forças de segurança no local
  • o ataque deste grupo durou cerca de 2 horas
  • o grupo era constituído por adolescentes (pelo menos um com 15 anos) e adultos, aparentemente sem pertencer a nenhum grupo organizado nem ter especial orientação política
  • a polícia manteve-se firme e não agiu durante esse período de tempo, no sentido de deter os atacantes nem de impor a ordem
  • havia polícias à paisana no local, entre os manifestantes, que também não agiram nesse sentido
  • elementos do grupo de manifestantes colocaram-se entre os atacantes e a polícia, tentando interromper o lançamento de pedras, sem sucesso
  • duas horas depois, a polícia utilizou um megafone para tentar dispersar as pessoas e através do qual anunciou que ia avançar sobre os manifestantes, momentos antes de o fazer
  • a polícia avançou sobre os manifestantes, atacando pessoas indiscriminadamente
  • a polícia insultou e espancou centenas de pessoas, entre manifestantes inocentes, atiradores de pedras, idosos, pessoas que transportavam crianças e pessoas que nem estavam a manifestar-se
  • pelo menos um homem sem-abrigo foi espancado pela polícia, num jardim na zona de Santos, sem que tivesse sequer estado presente na manifestação

Conclusões que se podem retirar deste cenário... a atuação da polícia não foi «exemplar» conforme a classificou (vergonhosamente) Cavaco e Passos Coelho. Longe disso. Por que motivo não foram os atacantes imediatamente imobilizados e detidos? Por que motivo a polícia deixou escalar a situação, quando poderia perfeitamente, ao longo de duas horas, ter identificado os culpados e evitar o massacre que se seguiu? A polícia teve, claramente, ordens para não agir. Se as ordens foram prévias ou ocorreram ao longo do ataque com pedras, não sei. Mas qual a importância dessas ordens e quais os seus verdadeiros motivos? 

As consequências desta atuação estão à vista: o medo. Medo de nos manifestarmos livremente. E essa foi, sem sombra de dúvidas, a maior vitória deste Governo. Curioso é também o facto de tudo isto ter acontecido depois de o Governo ter anunciado, para o Orçamento de 2013, um aumento de 10% para o Ministério da Administração Interna.

Posto isto, só não vê quem não quer. Resta-nos denunciar, denunciar, denunciar. Para que não haja medo. Para que continuemos a manifestar-nos, de preferência protegidos pelos órgãos de segurança a quem pagamos mensalmente, através dos nossos impostos. Não tenhamos medo, continuemos lá.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

sobre a questão do dinheiro

Durante toda a vida, desde pequeninos, somos ensinados a ter sentimentos negativos em relação ao dinheiro. O dinheiro é sujo, é mau. Anda nas mãos de toda a gente, não se deve pôr na boca. Devemos até lavar as mãos depois de lhe mexer. Quem tem muito dinheiro só pode ser um aldrabão, um corrupto, uma pessoa fútil ou sovina - o Tio Patinhas é um bom exemplo (Uncle Scrooge) do que nos enfiaram olhos adentro desde que sabemos ler e fazer contas.

Por esta ordem de ideias, numa altura em que o dinheiro escasseia, faria sentido sentirmo-nos especialmente bem: seres puros, incorruptos, simples na nossa humilde e despojada existência. Mas não. Sentimo-nos  mal, tristes e indignados, com laivos de uma revolta homicida que se exprime em páginas e páginas de blogues ou conversas intermináveis com outros igualmente indignados.

Temos mixed feelings em relação ao dinheiro. É um "nem contigo nem sem ti" permanente. Adoramos gastá-lo, mas sentimo-nos culpados a seguir. Gostaríamos de partilhá-lo, mas temos medo de o perder. Eu sinto-me especialmente vitimizada por esta forma de olhar o dinheiro, especialmente por parte da família do meu pai (acredito que a coisa me tenha ficado mesmo nos genes), que sempre viveu mal para deixar uns milhões (salvo seja) na cova.

Talvez fosse, então, de olhar a questão do dinheiro de outra forma, desde pequenino. Porque o dinheiro, efectivamente, é uma coisa fantástica. Faz-nos sentir bem, proporciona-nos boas experiências, permite-nos comprar carradas de coisas ou, quanto muito, passear pelos corredores do shopping sem sentir um aperto na garganta. O dinheiro deixa-nos dormir de noite. Aliás, acredito que olhar para uma conta bancária choruda com o seu nome no topo seria um calmante instantâneo para a maioria dos portugueses nesta altura.

Por tudo isto sugiro uma mudança de mentalidades. O dinheiro é amigo, nós queremos dinheiro e gostamos que todos tenham dinheiro. Os ricos não são necessariamente Tios Patinhas e não tem mal querer ser um Tio Patinhas. Sim, obviamente que o dinheiro não é tudo. Mas é bom, muito bom, ter dinheiro para gastar conforme se quiser, ser capaz de pôr algum de lado, mas gastar o que nos apeteça. Porque afinal de contas, fomos habituados a isso, ou a algo próximo disso, também desde muito pequeninos.

E é isto. Às vezes dá-me para escrever lições sobre como ensinar os filhos, embora eu não os tenha.