segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

viver a brincar

Disseram-me no outro dia (e isto vindo de alguém que convive diariamente com  pessoas com problemas, com relações e com problemas nas relações) que cada vez mais as pessoas vivem, um bocadinho, a brincar.

Por exemplo, o "viver junto" entre casais de namorados, acontece cada vez mais a brincar. Uma pessoa começa por deixar lá a escova de dentes, um pijama, dois ou três pares de cuecas... e assim vai andando, sem nunca oficializar a mudança. E quando dá por ela, está a viver com o namorado. 

E qual é o mal? perguntam vocês. Ora não teria mal nenhum, não fosse o facto de esses passos importantes, quando não são tornados oficiais (não perante o mundo, mas perante o casal), quando não são afirmados claramente e com todas as letras, levam a que um dos dois possa não se aperceber exatamente do que está a acontecer. 

E às tantas um já sente que está a viver em união de facto e o outro sente que está só a passar uns tempos, a ver se a coisa resulta, numa espécie de férias ou escape da casa dos pais. E às tantas este último tem comportamentos muito pouco próprios de alguém que está a "viver junto", como querer ir passar férias só com os amigalhaços, não fazer ponta de corno em casa, não pagar as contas, não ter opinião sobre "as coisas da casa" ou não ajudar a pagar o mobiliário e afins, entre outros exemplos que me vão chegando. E às tantas as pessoas magoam-se. E às tantas as pessoas perdem oportunidades de serem felizes.

Sim, falei no masculino porque acredito (crucifiquem-me) que os homens são muitíssimo mais imaturos que as mulheres no que toca a relações.

Por isso o melhor, digo eu, será pôr logo as cartas na mesa. Todas as relações têm regras outra coisa que os homens não gostam nada, não têm de ser regras muito rígidas, nem muitas, apenas as necessárias. E o mais importante é que ambos as conheçam bem. Se acham que a vossa escova de dentes está a passar demasiados dias em casa dele, talvez esteja na hora de terem uma conversa conversas sobre "a relação", ah... como os homens as adoram! e clarificar o estado das coisas. Assim ao menos ninguém anda enganado e ninguém anda a brincar. Porque o que está em jogo... são as vossas Vidas.

Boa sorte.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da forma como expuseste o tema :) Normalmente não estamos cientes destas situações, nem da importância que têm para o outro.
Obrigado pela reflexão.

E por mais que me custe ouvir, visto que sendo homem sinto que não encaixo nessa maioria, é verdade que na maior parte dos casos são os homens se comportam do modo que descrevestes.
Custa-me no entanto - e podes pensar que é "dor de corno" - que esses mesmo homens sejam mais apreciados (talvez por outro tipo de comportamentos que podem estar associados a estes).
Ainda acho que uma grande parte das mulheres têm a necessidade de encontrar um homem desses e tornar num desafio mudar o seu comportamento...
Há muitas coisas que gostava de perceber.

Tendo dito isto. É verdade que por muito que custe ter essas conversas - pelo receio de descobrir divergências - o melhor é te-las, para que ninguém anda iludido... Porque todos queremos ser felizes, tal como dizes

N.N.

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Concordo com tudo o que escreveste. Não se deve viver a brincar, nem pensar só no dia a dia. E quendo me perguntam porque raio penso tanto no futuro, respondo sempre: porque é lá que vou viver.
beijos