sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

primeiro estranha-se...


(photo by me)

... depois entranha-se.

Muito se apoquentam os meus pais com o meu interesse repentino pela compra de pares de ténis a seguir a pares de ténis. Até já tenho vergonha de que eles vejam que comprei uns. Sempre que chega uma caixa de cartão com etiquetas do estrangeiro, começo literalmente aos pulinhos no mesmo sítio, como uma criança no dia de Natal. É um facto. E pode ser preocupante para os pais de uma mulher de 26 anos... mas ao menos tenho consciência disso.

Ora, ontem à noite, depois de muito pular no meu quarto quando vi que tinha chegado uma caixa com estes meninos, pus-me a pensar. É certo que foram "os ambientes" que me levaram a "cair" nisto. E que seria muito triste se eu fechasse os olhos a uma série de outras realidades, deixasse de ir ao cinema ou a concertos, para ter dinheiro para a "dose".

Mas há vícios e vícios (e, atenção, eu ainda acho que consigo parar), portanto cabe-me a mim provar que, ainda que os meus pais não compreendam este, estão viciados em algo bastante pior em todos os aspectos: o tabaco.

Porquê? Aqui ficam 5 argumentos.

Ponto 1: Comprar um par de ténis por mês (entre os 70 e os 120 euros, que eu também não abuso muito) pode constituir, em média, um gasto de €95/mês. Comprar um maço de tabaco por dia (a cerca de 3,50 euros cada), constitui em média um gasto de €105/mês. Ténis: 1. Tabaco: 0.

Ponto 2: Os ténis são confortáveis, incentivam a pequenas corridas para apanhar os transportes públicos e contribuem para a saúde dos pés e coluna das pessoas. O tabaco provoca cancro.

Ponto 3: Uns ténis de que gostamos fazem-nos sentir bonitos e são confortáveis, por isso tornam-nos mais sociáveis, permitem-nos dançar mais tempo e melhor (lol), no fundo, facilitam a interacção e podem levar-nos a fazer amigos ou, quem sabe, conhecer a nossa cara-metade. O tabaco? Causa impotência.

Ponto 4: Os ténis são proibidos em certos locais de trabalho. O tabaco reduz a produtividade do trabalhador devido aos famosos "intervalos para o cigarro".

Ponto 5: Ténis? Just do it. Tabaco? Estás a respirar por uma palhinha aos 50 anos.

E mais não digo. Há uns tempos escrevi sobre pessoas que viviam em torno de ténis, cor-de-rosa e doces. E ainda não consigo compreender quem tatua bolos (perdão: cupcakes), gelados e rebuçados na pele, é algo que me ultrapassa, mas pronto. Quanto aos ténis, primeiro estranhei, agora é o que se vê.

Todos os vícios têm os seus perigos, todas as modas têm a sua duração (nota para os pais: isto passa...). a Carrie vibrava com cada par novo de saltos altos, eu ao menos não dou cabo da coluna.

E viv'ós kicks!

13 comentários:

pacica disse...

ahahahah baby, so te digo isto:"tas no eu direito" e depois...eles sao mesmo um máximo :P

um cigarro. disse...

o único vício que tenho é roer as unhas e levar flyers de tudo o que é sítio - vícios saudáveis, portanto.
quanto aos ténis (sapatilhas, vá. ténis é o desporto!hehe), dispenso, por acaso. há tão poucas sapatilhas que combinem com aquilo que sou sem ser demasiado fashion victim que, neste momento, a minha mãe pergunta-me se o meu único par de sapatos são as minhas botas pretas de cano alto da Levi's ao que eu só sei responder 'foram caras e tenho que as usar pro resto da vida!' -.-' mas um dia pode ser que encontre as sapatilhas da minha vida.

chinfrim disse...

Sapatilhas? Deves ser do norte :)Eu também já tive a minha fase das botas (da tropa) todos os dias. Vais ver que um dia pões essas da Levi's de lado e arriscas uns saltos agulha hehehe

maria joão carrilho disse...

Já desconfiava que os teus pais fumavam. As adições são, por vezes, de origem genética mas são sempre iniciadas na juventude...Existem ténis para deixar de fumar? Eu compro.

chinfrim disse...

Sempre muito perspicaz, Joana Padrel... :) Na verdade, quaisquer ténis ajudam a deixar de fumar, basta começar a correr (ou a fazer caminhadas junto ao rio) e nota-se logo a necessidade de deixar o vício.

Anónimo disse...

Ups!
Ele há vícios caros,como fumar e coleccionar ténis!
Ainda bem que não tenho nenhum.

Abexim

um cigarro. disse...

eu já tenho saltos de 10 cm's, sabrinas, all stars, botas cinzas, pretas, verdes e rosa, vermelhas. só as uso todos os dias porque está frio e chuva e não sou fashion victim o suficiente para usar coisas giras só porque sim.
mas sim, estou mortinha pelo verão p usar os meus megas saltos e deixar as botas de lado :D
sou de aveiro mas estudo no porto (a diferença de falar, mesmo que não pareça, é enorme! para os do porto eu sou de Lisboa, só porque não digo 'on' em vez de 'ão' e só porque digo 'bué' e não 'tótil' -.-' lol)

:)*

um cigarro. disse...

às vezes acho (mesmo) que sim.


*

PAL disse...

Como eu compreendo!! Sou um "entranhado" e sim, são muito giras!!
Faz como eu, digo para mim próprio que é uma fase... e entretanto vou aproveitando!! "Kick's are the new black!"

the blogger disse...

oh riqueza! ;P ainda tenho de tirar uma foto às minhas (sapatilhas) sim digo sapatlhas ;P e dedicá-las a ti! ;P
**

*abracinhooo*

franksy! disse...

Os meus pais nem têm muitos problemas com o facto de eu ter algumas dezenas de sapatilhas!
(sim, eu também digo sapatilhas) Acho que eles devem mesmo pensar "antes isso do que andar na droga"!

Mas digo-te, tenho amigos e amigas - especialmente amigas - que não compreendem e me estão constantemente a censurar... chego a um ponto que me canso de as aturar e de lhes tentar explicar o meu ponto de vista!
tenho a consciência tranquila! sei que sou uma boa pessoa e que faço bastante pelo outros! se as sapatilhas me dão um enorme prazer, não me vou privar disso por causa de terceiros!
Nunca roubei para ter sapatilhas, nem nunca pedi dinheiro emprestado a ninguém! Por isso, vou continuar enquanto me der prazer!

franksy! disse...

[eu tenho mais um ano do que tu e já sou agarrada há mais tempo... se quiseres, podes ver aqui um pouco menos de metade das minhas sapatilhas! um destes dias vou ver se fotografo o resto para a galeria ficar actualizada! ;)
beijinho e força aí nessas compras!]

chinfrim disse...

Tens uma colecção bem bonita, gostava de ver os outros! Ai tivesse eu mais dinheiro (e espaço) e era a desgraça total... para já vou continuando com moderação :P Thanks for dropping by! *